quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Chico Sapateiro" Poeta e revolucionário




Francisco Miguel Duarte , também conhecido pela alcunha de "Chico Sapateiro", por ter exercido essa profissão, foi um escritor português vinculado ao Partido Comunista Português, de que foi dirigente, autor do livro Das Prisões à Liberdade (Lisboa, Edições Avante!, 1986). Poeta, cujos temas principais são a revolução e o povo, tem entre os seus trabalhos mais conhecidos, um poema em honra da memória de Catarina Eufémia, sua conterrânea, já que o autor também era natural de Baleizão.

Foi o dirigente do Comité Provincial do PCP no Algarve. A sua prisão em 1947 conduziu ao desmantelamento daquela organização provincial.

Foi o último preso político a permanecer, sozinho, por seis meses, no Campo de Concentração do Tarrafal - Colónia Penal de Cabo Verde - antes de ser transferido, de novo, para Lisboa, a 26 de Janeiro de 1954, onde continuaria preso, primeiro no Aljube e depois em Caxias.

Foi eleito deputado pelo círculo de Beja nas eleições legislativas de 25 de Abril de 1975.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Militante-comunista-e-ultimo-preso-politico-do-Tarrafal-evocado-em-Beja.rtp&article=54250&visual=3&layout=10&tm=8

Um comentário:

  1. Não podemos esquecer que o fantástico Solano Trindade era filho de sapateiro, se não exerceu devia ter conhecimento do ofício.

    ResponderExcluir