quinta-feira, 9 de julho de 2009

João Sapateiro - Poeta + Hans Sachs





Um pouco da História

João Sapateiro nasceu e viveu boa parte da juventude na cidade de Riachuelo. Na adolescência, teve rápida passagem por Aracaju, mudando-se, logo depois, para o município de Laranjeiras.
Uma vida inteira de dificuldades não impediu João Silva Franco de ser conhecido como um dos maiores artistas já nascidos em Sergipe. Ele trabalhou em engenho de açúcar na infância e virou engraxate em sua passagem por Aracaju. Mas foi o município de Laranjeiras que o acolheu. Lá, João passou a escrever poesias paralelamente à atividade de sapateiro, tornando-se, assim, o João Sapateiro, personagem conhecido e ilustre morador da cidade.

http://emsergipe.globo.com/nesseinstante/exibir_noticia.asp?id=101886&tit=MORRE+JO%C3O+SAPATEIRO+EM+ARACAJU:+MORRE+POETA+JO%C3O+SAPATEIRO

http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=27023




Hans Sachs (Nuremberga, 5 de novembro de 1494 - Nuremberga, 19 de janeiro de 1576) foi um poeta alemão.

Foi sapateiro de profissão, percorreu Alemanha em qualidade de mestre cantor. Foi amigo de Durero e de Willibald Pirkheimer. É autor a mais de seis mil poemas, escritos no estilo popular burgués do Meistersang (poesia que une canto religioso e poesia, cantada nas escolas gremiais do século XV). São notáveis também suas Farsas de Carnaval (1517-1563) e seu hino O rouxinol de Wittenberg (1523), dedicado a Lutero. Goethe engrandeceu-o e Richard Wagner fazer protagonista de Os maestros cantores de Nuremberga. Lhe foi erguido um monumento, uma estátua de corpo inteiro, em Nuremberga.

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2006/06/16/002.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário