sábado, 30 de maio de 2009

O Poeta e o Sapateiro de Palhaço


"A sociedade espera, e tem razão para esperar, que cada um desempenhe o mais perfeitamente possível o papel que lhe coube; assim, um homem que seja sacerdote deve em todas as ocasiões desempenhar impecavelmente o papel de sacerdote. A sociedade exige-o por uma espécie de segurança: todos devem permanecer no seu posto, aqui um sapateiro, além um poeta. Não se espera que ninguém seja ambas as coisas [...], isso seria "esquisito". Um homem desses seria "diferente" dos outros, não mereceria confiança. No mundo das letras seria um diletante; em política, uma grandeza "imprevisível"; em religião um livre-pensador. Em suma, seria suspeito de incompetência e inconstância, pois a sociedade está convencida de que só um sapateiro que não seja poeta poderá fazer sapatos bem acabados."


Penso que escrever é um ofício árduo e duro como fazer um sapato. E sei que um sapateiro vale tanto para a sociedade quanto um poeta. Porém, ambos padecem do mesmo mal: A sociedade. Hoje, escrevo de Franca, terra do calçado e amanhã escreverei de um lugar qualquer que não me importa pensar... Penso apenas que escrever é um ofício alto e puro como fazer um sapato.

UM SAPATO DE PALHAÇO!


Fragmentos Junguianos...

Para meu irmão, um sapateiro e de seu irmão, um poeta. Irmãos para além da metáfora.

Chris Clown Oliveira

4 comentários:

  1. Por isso que nós, poetas, e nossos irmãos de sina, os sapateiros, estamos fadados ao desaparecimento. O fruto do nosso trabalho, não se presta à produção em série, e o valor do nosso suor quase ninguém pretende pagar ou, ao menos, apreciar. Mas será que isso é motivo para lamentação? Porque o poeta está livre das exigências do mercado! Entretanto o sapateiro está quase mendigando as poucas solas que prega... Creio que a comparação seja injusta nesse ponto. Quem é poeta hoje o faz por delírio, saudosismo ou por um estranho desejo de status, os sapateiros precisam sobreviver.

    Sabe que essa coisa de você morar em Franca e o nome do blogue nem tinham me ocorrido! Mas é por demais conveniente! rsrsrsrs
    Ah procure comentar os textos anteriores, vamos manter isso como uma regra interna ok?

    ResponderExcluir
  2. a poesia em minha humilde concepsão,ela se manifesta em tudo ,porém só poucos poderão enxergar,e assim podem aparecer poesia "na pedra no meio do caminho"e "no sapateiro de palhaço",voce pode ser um e exibio sapateiro, as pessoas q sentem a poesia elas podem estar dentro de fabricas a ser sapateiro,exercendo a perfeição,mas nada vai empedir de enxergar uma poesia melhor para a suas vidas, sentir!!! aqui um sapateiro de franca irmão de um poeta de ironia palhaço,e analogias mentais deferentes.

    ResponderExcluir
  3. O poeta é artífice, costura, remenda, bate prego. E também precisa sobreviver.

    Sapateiros e poetas são profissões em extinção.

    melhor ser palhaço que professor.

    ResponderExcluir
  4. Explicando, palhaço tem mais respeito pela profissão que certos professores que conheço.

    Poeta pode ser uma profissão?

    ResponderExcluir