sexta-feira, 30 de outubro de 2009

“sabots”,



Diz a lenda que a palavra "sabotagem" teve sua origem na palavra francesa tamanco, que se refere a um grande e pesado tamanco de madeira feito de uma única peça de madeira e usadas pelos trabalhadores. A mais comum teoria da origem do termo é que os primeiros casos de sabotagem foram os franceses “Luddites” que jogaram seus tamancos de madeira, “sabots”, em teares movidos a vapor para entupir a máquina durante a Revolução Industrial.
O nome “luddites”, ou ludistas em português, deriva de Ned Ludd, um dos líderes do movimento na Inlgaterra. Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo os luditas, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, duras horas de jornada de trabalho. Os luditas ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas". (Isto tudo so século XVIII, estas pessoas enxergavam longe.)

Canção Ludita

"E noite trás noite, quando tudo está tranquilo
e a lua se esconde por detrás da colina
Nós marchamos para executar a nossa vontade
Com acha, lança ou fuzil
Oh meus valentes cortadores
Os que com um só forte golpe
rompem com as máquinas cortadeiras
O grande Enoch dirigirá a nossa vanguarda
Quem se atreverá a detê-lo?
Adiante sempre todos homens valentes
Com acha, lança e fuzil
Oh meus valentes cortadores..."

4 comentários:

  1. Puta que pariu Edson, achei o máximo esta história. Sempre quis ser um grande sabotador, mas acho que o que falta é tamanco.
    Entretanto, penso:
    Se tirar um tamanco?
    Tô manco!
    Fudeu!
    RSrsrrsrsrrs
    Desculpa, queria sabotar mesmo.
    Abço

    ResponderExcluir
  2. Os tamancos eram de Luther Blissett, tenham um LB escrito com um prego em brasa?

    ResponderExcluir
  3. O barulho de meio passo é como um grito surdo intercalado por outro surdo grito. Um grito surdo é aqule que se ouve e se ignora, um surdo grito é aquele que não se escuta, mas incomoda.
    Abço

    ResponderExcluir